Apresentamos uma nova abordagem de desenvolvimento de competências de gestão, onde propomos a combinação dos métodos mais utilizados de treinamento num novo modelo de educação para as empresas. Os métodos atualmente utilizados são os Programas de Desenvolvimento Individual (mais conhecidos como coaching), os Seminários de Desenvolvimento (também conhecidos como workshops ou programas de treinamento) e os Programas Acadêmicos (MBA´s). Não pretendemos substituir esses métodos, até porque eles são reconhecidamente eficientes diante de necessidades específicas. Pretendemos, sim, criar uma alternativa que possa aproveitar as vantagens pedagógicas e estratégicas de cada método, combinando custos, prazos e resultados de aprendizado para o negócio. A aplicação do novo formato pressupõe uma avaliação cuidadosa de todos os fatores críticos de sucesso presentes na decisão sobre ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Coaching Group é utilizado em pequenos grupos de no mínimo 2 e no máximo 5 profissionais. Dessa forma, garante-se vantagens metodológicas com investimentos plenamente compatíveis com a proposta de desenvolvimento associada.

Basicamente, o Coaching Group incorpora a personalização e foco dos Programas de Desenvolvimento Individual, a formação do “espírito de equipe” dos Seminários de Desenvolvimento e o processo de avaliação de conhecimento dos Programas Acadêmicos. Cada um desses métodos possui diferenciais sobre os quais se sustenta o resultado que se pretende da ação de desenvolvimento. Esses diferenciais, combinados no Coaching Group apresentam-se como:

Atenção Individualizada – Foco no Indivíduo 
A exemplo do que acontece nos programas de desenvolvimento individuais, o Coaching Group possibilita atenção do coach nas necessidades de aprimoramento do profissional, segundo suas próprias carências de conhecimento. A atenção não será para 1 nem para 20, mas para 2 a 5 profissionais.

Integração Horizontal – Foco na Equipe 
Aproveitando a sinergia dos trabalhos em grupo, presente nos seminários de desenvolvimento, o Coaching Group possibilita a troca de informações e percepções acerca das melhores (ou das mais adequadas) práticas de gestão, porém, com o aproveitamento das vantagens da discussão em pequenos grupos, estruturados a partir da identificação de pontos comuns, da utilização de ferramentas, percepções e troca de experiências e da aplicação de conceitos.

Aprendizado Organizacional – Foco na Organização 
Normalmente o aprendizado individual se sobrepõe ao aprendizado da organização, restando pouca ou nenhuma transferência de conhecimento da tecnologia de gestão para a empresa. No médio prazo, a empresa vê-se obrigada a reaplicar programas de formação. O Coaching Group permite a empresa criar registros práticos do conhecimento adquirido pelos participantes durante o processo de desenvolvimento. No formato de projetos aplicativos (tipo teses e dissertações) presentes nos programas acadêmicos (simples, práticos, mas formalizados) os participantes terão a responsabilidade de aplicar os conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas durante as sessões de desenvolvimento.

Disseminação do Conhecimento – Foco nos Resultados 
A disseminação do conhecimento se dará através da aplicação prática e disponibilização do projeto aplicativo para a empresa, equipes e profissionais. O foco do projeto aplicativo é a melhoria dos resultados de negócio. Nas organizações que possuem processos estruturados de gestão de desempenho, o projeto aplicativo poderá compor a apuração sistêmica da performance, associada ao compartilhamento do conhecimento com equipes e disponibilidade do conteúdo do projeto para a gestão do conhecimento.

A Visão do Processo 
O processo simplificado do Coaching Group é o seguinte: