Conheça o mais eficaz processo existente no mundo capaz de ampliar resultados pessoas e profissionais!

Coaching é uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas
diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa.

É uma parceria entre o coach (profissional) e o cliente que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento,
felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de
fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de
performance ou na mudança, transformação e aprendizado.

Coaching é uma nova profissão. Combina prática e procedimentos distintos visando dar suporte aos
clientes para que criem uma vida ideal.

O Coaching é um processo que envolve o diálogo entre o coach e seu cliente, diálogo este que tem como
objetivo levar o coachee a encontrar mais satisfação em sua vida. Isso é obtido por meio de procedimentos
específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.

Coaching é…

Processo
Uma das definições de processo é: conjunto sequencial de procedimentos e ações que visa atingir uma
meta ou objetivo. Por ser um processo, o coaching possui procedimentos definidos; tem começo, meio
e fim; e transcorre em determinado período de tempo. No processo de coaching, o cliente é levado a
buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações
e conquistas.

Parceria
É a associação de dois ou mais indivíduos, que decidem colaborar para atingir determinado fim. Esta
finalidade é estabelecida pelo cliente, que pode buscar evolução e crescimento; felicidade e bem-estar;
sucesso profissional e diversos outros objetivos.

Na parceria de coaching, o coach entra com:
• Seu conhecimento e expertise
• Apoio e suporte
• Sigilo e não julgamento
• Confiabilidade
• Comprometimento com o cliente
• Competências para atuar bem e responsabilidade por sua atuação

E o coachee entra com:
• Disposição para a mudança
• Responsabilidade para entrar em ação
• Comprometimento com o processo de coaching

Coaching não é…

Consultoria
Um coach jamais oferece soluções ou caminhos para seus clientes. E este é um dos fatores que traz
grande sucesso aos processos de coaching. Através de técnicas específicas, o coach faz com que o
coachee descubra por ele mesmo o que e como deve ser feito para alcançar o objetivo desejado ou
superar determinadas dificuldades.

Aconselhamento
Conselheiros focam em suas experiências passadas para melhorar o desempenho futuro de seus clientes.
O coaching trabalha com a premissa de que a experiência passada por um indivíduo pode não ser
plenamente útil para outro. Muitas vezes, é necessário contratar um trabalho de um conselheiro e altos
executivos utilizam freqüentemente deste expediente para tomar decisões estratégicas organizacionais.
Conselheiros são pessoas que tiveram sucesso em sua área de atuação e são valiosos por representar a
voz da sabedoria.

Mentoring
Mentores, através dos séculos têm sido gurus e indivíduos que possuem larga experiência nas áreas nas
quais dão apoio aos outros. Mentores oferecem conselhos e acompanham a evolução de seus pupilos. Os
coaches não oferecem conselhos e acompanham a evolução de seu cliente por um tempo determinado de
trabalho. Nos trabalhos de coaching existe uma transferência de conhecimento do coach para seu cliente,
de tal forma que rapidamente o cliente começa a ter novas formas de pensar e a agir. Com isto, um bom
coach não oferece o peixe, mas ensina seu cliente a pescar.

Terapia
A psicologia trabalha com pessoas disfuncionais para torná-las funcionais. A abordagem é totalmente
distinta, mesmo para algumas linhas da psicologia que trabalham com foco em realização de metas,
como a cognitiva. O coaching trabalha somente com pessoas funcionais e possui um processo fortemente
estabelecido para realização de metas mensuráveis.

Esta diferença é fortemente evidenciada quando saímos do campo do pessoal e entramos no mundo
dos negócios. O coaching conseguiu se estabelecer no mundo dos negócios porque foi capaz de trazer
resultados para a organização e isto implica, necessariamente, que o coach tenha capacidade de ir além
dos aspectos de conhecer o indivíduo e suas realizações, conhecendo também estratégias de negócio e
com expertise para aprimorar a liderança e a performance de times de trabalho.

Treinamento
Treinamento tem como foco transmitir conhecimentos comuns para um público heterogêneo por meio
de um especialista que apresenta um conjunto de informações para pessoas distintas. O processo de
coaching é um trabalho personalizado focado na realização de uma meta específica. Muitas vezes, o
trabalho de coaching é feito pós-treinamento para que as informações aprendidas possam ser realmente
implementadas.

Um grande exemplo a considerar seria um treinamento de gerenciamento do tempo. Inúmeras pessoas
participam de treinamentos de gerenciamento do tempo e, após o treinamento, continuam com os
mesmos velhos problemas. A questão é que não tem a ver com a forma que administramos o tempo,
mas sim com lidamos com nossos hábitos cristalizados de autodisciplina, tomada de decisão, motivação


Pessoas que buscam o sucesso fazem o coaching!

Do ponto de vista individual, o coaching gera benefícios como:
• Mais autoconhecimento, autoestima e autoconfiança
• Mais qualidade de vida e menos stress
• Aprimoramento dos relacionamentos e da comunicação interpessoal
• Capacidade de modificar comportamentos improdutivos
• Maior independência, proatividade, motivação e preparo para acessar seu potencial, assumindo o controle
da sua vida.

No caso do coaching no ambiente empresarial, entre os benefícios, pode-se citar:
• Maior satisfação com o trabalho
• Aumento dos resultados financeiros
• Redução de conflitos
• Melhoria na comunicação e nos relacionamentos
• Mais foco e resultados para o executivo e para o líder
• Mais competitividade e menos turnover para a empresa

Pesquisas realizadas em todo o mundo comprovam que o coaching é uma profissão em ascensão. Sabe por
quê? Porque o coaching está em total sintonia com as necessidades da vida moderna.
Experimente fazer uma lista do que as pessoas mais buscam hoje em dia, e você verá que o coaching é capaz
de maximizar suas chances de atingir esses objetivos:
• Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e familiar
• Adquirir as habilidades necessárias para destacar-se num mercado cada vez mais competitivo
• Ter mais dinheiro, felicidade e qualidade de vida

Seja qual for a necessidade do ser humano contemporâneo, o coaching o ajudará a chegar lá, mesmo – e
principalmente – em tempos de crise. O mesmo é válido para as empresas que buscam mais resultados no
turbulento e desafiador mundo dos negócios do século 21.

Veja este exemplo:

Uma pesquisa encomendada pela Associação Americana de Gestão ao Instituto de Produtividade Corporativa
investigou a prática do coaching em um universo composto por empresas dos Estados Unidos, Europa e Oriente
Médio. A conclusão foi que o coaching está diretamente relacionado ao aumento de desempenho. Entre os
executivos entrevistados:
• 71% melhoraram suas relações profissionais com os supervisores imediatos
• 67% aprimoraram suas equipes
• 63% melhoraram as relações profissionais com os colegas
• 61% passaram a sentir mais satisfação com o trabalho

As bases do coaching
O coaching é um processo estruturado que utiliza ferramentas e metodologias cientificamente validadas.
Além disso, utiliza conceitos e conhecimentos oriundos de diversos campos do saber humano. Tudo isso para
entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos, evoluímos, nos motivamos e nos
relacionamos.

Dessa forma, o coach torna-se um profissional altamente preparado para atuar com eficácia em todos esses
aspectos, respeitando, é claro, princípios éticos minuciosos, compilados no Código de Ética e de Conduta do
Coach.

Validação científica
O ponto de partida para validar cientificamente uma prática é o desenvolvimento de metodologias e
técnicas com base em modelos teóricos. A etapa seguinte consiste em aplicar essas metodologias e
técnicas em um universo identificável. A seguir, os resultados são coletados e organizados dentro dos
parâmetros das pesquisas científicas. Depois disso, relatórios são gerados e publicados para que os
resultados possam ser conhecidos e replicados, possibilitando a validação científica. Quando dizemos,
por exemplo, que o coaching contribui para a elevação da performance, é porque essa afirmação foi
demonstrada e replicada por inúmeras pesquisas.

Um exemplo de pesquisa que gera validação científica é o estudo realizado pelos pesquisadores da
Universidade de Sydney, liderados por Anthony Grant. Ele comparou os resultados de executivos que
realizaram e que não realizaram sessões de coaching, constatando que os executivos que fizeram
coaching apresentaram:
• Mais resiliência
• Maior bem-estar no ambiente de trabalho
• Menor propensão à depressão
• Maior adaptabilidade às mudanças organizacionais do que os executivos que não fizeram coaching